
Confira as dicas do salão de beleza Luis Henrique
Saiba como funcionam os diferentes tipos de depilação
Os métodos de depilação temporária não são milagrosos e todos têm vantagens e desvantagens. Uns agridem menos a pele, mas a ausência de pelos não dura mais que três dias. Outros procedimentos são mais doloridos e duradouros, mas tendem a facilitar o aparecimento do desconfortável pelo encravado. Entretanto, de modo geral, qualquer tipo de depilação pode favorecer a foliculite, o processo inflamatório que deixa a pele com bolinhas vermelhas. O importante é variar as alternativas desta remoção, tomando alguns cuidados com higiene e manuseio
Lâmina
O aparelho de barbear mais comum dos homens diminui as chances de os pelos encravarem porque eles permanecem com a raiz. Ao contrário do que muita gente pensa, a lâmina não faz os fios engrossarem, mas não é indicada para a depilação do buço. Além de barato, raspar os pelos no chuveiro é muito prático, especialmente quando não há tempo de esperá-los crescer.
O método é o menos agressivo, desde que se tenha o cuidado de evitar passar a lâmina no sentido contrário ao do crescimento dos pelos. Assim, impede que eles encravem. Aplique creme de barbear ou produtos próprios para depilação e espere mais três minutos para os fios amolecerem. Evite sabonete, hidratante e condicionador, que não tem esta finalidade e podem provocar alergia. Rápida e indolor, esta depilação corta os pelos rente à pele, por isso, eles crescem em um ou dois dias.
Ceras
Com o tempo, os pelos começam a nascer mais finos e a raiz tende a enfraquecer, diminuindo a quantidade. A facilidade para o surgimento de pelo encravado se deve a este enfraquecimento ou ao descuido na hora de puxar a cera na direção contrária ao nascimento da raiz. Para ajudar, use um esfoliante corporal um ou dois dias antes da depilação. Remover as células mortas ajuda a liberar os pelos que ainda estão com dificuldade para sair.
- Cera fria: dói bastante, mas reduz a chance de os pelos encravarem. "Funciona melhor em áreas maiores do corpo, como braços, tórax e pernas, tendo um resultado mais eficiente afirma a esteticista Madaly do salão de beleza Luis henrique
Cera quente:
É a opção da maioria das mulheres. O calor dilata os poros, facilita a saída do pelo e diminui a dor, entretanto, pode estimular o escurecimento da axila ou virilha, especialmente em mulheres morenas e negras. A cera é aplicada com uma espátula ou com um aparelho do tipo roll-on e não deve estar muito quente para não dilatar os vasos. A pele deve estar limpa sem nenhum tipo de creme ou hidratante.